Tia Online

Dicas de livros sobre viagens

Nosso blog reuniu 12 livros incríveis sobre viagem e turismo, que vão desde relatos inspiradores até guias práticos. Para diferentes gostos e experiências: navegantes, mochileiros, motociclistas, nômades, mulheres que viajam sozinhas, peregrinos, turistas e jornalistas. Veja o post abaixo e se inspire com essa leitura. E se gostou de algum deles não perca tempo, clique no título e compre seu livro!

1. Cem Dias Entre Céu e Mar – Amyr Klink

Cem dias entre céu e mar é o relato emocionante do navegador brasileiro Amyr Klink de uma travessia absolutamente incomum: mais de 3500 milhas (cerca de 6500 quilômetros) desde o porto de Lüderitz, no sul da África, até a praia da Espera no litoral baiano, a bordo de um minúsculo barco a remo. Verdadeira odisseia moderna, que narra, passo a passo, os preparativos, as lutas, os obstáculos e os presságios que cercaram a extraordinária viagem. Outros grandes livros do navegador brasileiro, é o “Expedição Oriente”, no qual ele narra sua viagem de volta ao mundo a bordo do veleiro Paratii II, passando por locais históricos e remotos e o “Mar sem fim” que relata o projeto da sua vida: a primeira volta ao mundo pelas águas da Antártica.

2. Comer, Rezar, Amar – Elizabeth Gilbert

Este livro foi um best-seller internacional e traduzido para mais de trinta idiomas, também ficou conhecido após servir de base para o filme estrelado pela atriz Julia Roberts. O livro mistura turismo e autoconhecimento, acompanhando a jornada da autora pela Itália, Índia e Indonésia e fala sobre a importância de assumir a responsabilidade pelo próprio contentamento e parar de viver conforme os ideais da sociedade. É um livro para qualquer um que já tenha se sentido perdido, ou pensado que deveria existir um caminho diferente, e melhor.

3. O Caminho de Santiago – Shirley MacLaine

Esta é a história de uma viagem, uma peregrinação por caminhos difíceis, e para dentro de si mesma. O relato da atriz e escritora sobre sua experiência no famoso Caminho de Santiago, um caminho percorrido por São Francisco de Assis, Carlos Magno e os reis da Espanha, palco de batalhas sangrentas num passado que ainda se encontra nele impregnado. Shirley responde ao chamado e enfrenta o desafio, misturando turismo, espiritualidade e aventura.

4. Na Natureza Selvagem – Jon Krakauer

A história real de Christopher McCandless, um jovem que largou tudo para viver na natureza do Alasca. Uma leitura inspiradora sobre liberdade e aventura. Quem era o garoto? Por que foi para o Alasca? Por que morreu? Para responder a essas e outras perguntas, Jon Krakauer refaz a trajetória de Chris McCandless, revelando uma narrativa envolvente, por vezes amarga, em que os sonhos da juventude se transformam em pesadelo.

5. Grandes Destinos – Lonely Planet

A Lonely Planet possui uma grande coleção publicada pela Globo Livros no Brasil. Apesar de um pouco mais antiga, se destaca por ser ricamente ilustrada com belas fotografias de diversos pontos do mundo. O livro Grandes Destinos pode ser uma ótima escolha para presentear, colecionar, decorar e ampliar o seu conhecimento a respeito de vários lugares do mundo. O guia é dividido nas seções Cultura, Luxo, Gastronomia, Romance, Cidades, Para Relaxar, Econômicos, Em Família, Aventuras e Para Festejar. Não há como não encontrar a sua viagem ideal, e a cada página lida desperta o interesse em conhecer novos lugares.

6. A estrada dá tudo o que você precisa

O livro conta a experiência do casal Mirella Rabelo e Rômulo Wolff, famosos no Youtube, que decidiram abandonar o universo corporativo para viver na estrada se aventurando pelo mundo e com um modelo de negócio diferenciado. Os dois compartilham o estilo de vida na estrada, com seus privilégios e perrengues, de forma leve e descontraída. A vida nômade do casal, inicialmente com uma adaptação de camper na caçamba de uma pick-up e posteriormente com um motorhome, pode despertar em você um senso de coragem e aventura para viajar, empreender e trabalhar remotamente.

7. A caminho do Atacama – Rômulo Provetti

Para os motociclistas de plantão, este livro é uma narrativa de uma viagem de moto, realizada em 24 dias, pelo brasileiro Rômulo Provetti ao sair de Belo Horizonte, Minas Gerais, em direção ao Deserto do Atacama no Chile. O motociclista relata as belas paisagens encontradas no Brasil, norte da Argentina e Cordilheira dos Andes, as amizades feitas durante a jornada de mais de 10.500 Km e reforça que a pessoa que retorna para casa depois de uma longa viagem de moto, não é a mesma que partiu. O livro contém ainda, o roteiro, dicas, informações e um método para o planejamento de uma viagem de moto, e sem dúvida, inspira outras pessoas com espírito aventureiro a buscar seus sonhos.

8. Mas você vai sozinha? – Gaía Passarel

Seja em outro continente ou na cidade vizinha, é sempre um ato de coragem decidir conhecer um lugar por conta própria. Neste livro, Gaía Passarelli fala com sinceridade e bom humor sobre suas aventuras sozinha pelo mundo. Fala sobre ser mulher e, ao mesmo tempo, ser livre pra viajar por aí sem companhia, sem medo e sem preconceito.

9. Não conta lá em casa – André Fran

O livro Não Conta Lá em Casa, de André Fran, narra as experiências vividas pelo autor e sua equipe ao viajar para destinos inusitados e muitas vezes perigosos, documentando realidades que fogem do turismo convencional. Baseado no programa homônimo do canal Multishow, a obra mistura aventura, humor e reflexões sobre política, cultura e humanidade, enquanto relata visitas a locais como Coreia do Norte, Irã, Chernobyl e zonas de guerra. Com uma escrita envolvente, André Fran compartilha bastidores dessas expedições, mostrando os desafios e aprendizados de explorar o mundo além do óbvio.

10. Travels – Michael Crichton

O livro Travels, de Michael Crichton, é uma autobiografia misturada com relatos de viagens, explorando tanto aventuras físicas ao redor do mundo quanto jornadas de autodescoberta. Crichton compartilha suas experiências como estudante de medicina em Harvard, sua transição para a escrita e suas explorações por diversos países, incluindo escaladas no Kilimanjaro, mergulhos em recifes de corais e visitas a locais exóticos como a Tailândia e a Papua-Nova Guiné. Além das viagens externas, o autor também narra incursões em temas espirituais e experiências místicas, refletindo sobre ciência, crenças e a busca por significado.

11. Viajar: Eu preciso! – Mayke Moraes

O livro Viajar: Eu Preciso!, de Mayke Moraes, é um relato inspirador sobre a paixão do mineiro que saiu num mochilão por 54 países em busca por novas experiências ao redor do mundo. O autor compartilha histórias de suas aventuras em diferentes países, destacando não apenas os destinos visitados, mas também os aprendizados e transformações pessoais que surgem ao explorar novas culturas. Com uma abordagem leve e motivadora, a obra incentiva o leitor a sair da zona de conforto, superar medos e embarcar em suas próprias jornadas, mostrando que viajar vai além do turismo – é uma forma de crescimento e autoconhecimento.

12. Histórias de uma repórter brasileira na China – Sônia Bridi

Correspondente internacional da Globo, a repórter Sônia Bridi embarcou em uma aventura para a China junto com seu marido e cinegrafista Paulo Zero e o filho de três anos, Pedro. O livro é, ao mesmo tempo, um relato biográfico e uma grande reportagem sobre o gigante asiático, retratando costumes, cultura, economia e detalhes que você não descobre na Internet.

Esses livros são ótimos para inspirar novas aventuras e descobrir diferentes formas de viajar. Tem algum tipo de livro de viagem que te interessa mais? Deixe aqui nos comentários.

Imagem de Racool_studio no Freepik