Tia Online

Destinos-curinga para os feriadões de 2025

Neste ano de 2025 teremos dois semestres bem distintos nos padrões de feriados prolongados. Serão ao todo seis feriadões, dependendo das possibilidades de emendas de cada pessoa, quatro no primeiro semestre e apenas dois no segundo semestre se considerarmos o Natal. Em sua maioria os feriados prolongados serão de quatro dias, o que nos permite realizar boas viagens nacionais e internacionais se planejadas com antecedência. Já os feriados de 7 de setembro, 12 de outubro e 2 de novembro infelizmente irão cair no final de semana, portanto, não serão prolongados.

  • 1° a 5 de março -Carnaval
  • 18 a 21 de abril – Semana Santa e Tiradentes
  • 1° a 4 de maio – Dia do Trabalhador
  • 19 a 22 de junho – Corpus Christi
  • 20 a 23 de novembro – Dia da Consciência Negra
  • 25 a 28 de dezembro – Natal

Considerando que nos feriadões as estradas ficam com filas quilométricas, os hotéis superlotados, e os preços das passagens sobem consideravelmente, cabe deixar aqui algumas dicas: Se for viajar de avião, compre passagens com antecedência e em horários menos comuns (como por exemplo de madrugada); procure destinos diferentes dos usuais e dos mais procurados como por exemplo os destinos que não são de Praia ou Serra. No Brasil muitas pessoas procuram o litoral nos feriadões, mas a lotação pode resultar em perda de tempo tanto nos engarrafamentos, na procura de estacionamentos, filas para check-in e checkout, filas nos supermercados, e até mesmo demora nas refeições dos restaurantes. No caso dos destinos de Serra, ocorrem da mesma maneira, e claro que, além do tempo, também há perda de qualidade dos atendimentos e dos serviços.

E foi pensando nisso que listamos alguns destinos tanto nacionais quanto internacionais como sugestões para curtir os feriadões:

Jalapão (TO)

Uma viagem ao Jalapão é uma imersão na natureza exuberante do Tocantins, com paisagens de dunas alaranjadas, cachoeiras cristalinas impressionantes e fervedouros de águas azul-turquesa. Os destaques incluem a Cachoeira da Velha, a Cachoeira do Formiga e os vários Fervedouros, onde é possível flutuar devido à pressão da água, e você pode escolher os de sua preferência. O Parque Estadual do Jalapão também abriga a Serra do Espírito Santo, ideal para trilhas com vistas panorâmicas. Além disso, a cultura local encanta com o artesanato de capim-dourado, belíssimo e característico dessa região. É recomendável fazer passeios 4×4, de preferência com agências do local ao invés de carros particulares, e para fechar com chave de ouro, não deixe de apreciar o pôr do sol nas Dunas do Jalapão, um espetáculo inesquecível.

Fervedouro Bela Vista. Foto: Emerson Silva/Governo do Tocantins

Curitiba (PR)

Cidade moderna e bem organizada, que oferece uma mistura de cultura, natureza e gastronomia. O ponto turístico cartão-postal da cidade é o Jardim Botânico, local de visita obrigatória todos que visitam a cidade. No centro-histórico, há o Largo da Ordem, um lugar perfeito para passear, conhecer construções antigas, e fazer comprinhas nas lojinhas e feiras de artesanato. Se você curte música clássica pode visitar a Ópera de Arame, um teatro de arquitetura belíssima onde ocorrem concertos, espetáculos e shows populares. Outros locais bacanas que valem a visita são o Museu Oscar Niemayer, referência em arte e arquitetura, o Parque Tanguá e o Parque Barigui, que são ótimos para relaxar ao ar livre. E para uma experiência gastronômica, experimente a famosa carne de onça ou visite o bairro de Santa Felicidade, conhecido por seus restaurantes italianos. Em um feriadão de quatro dias, há tempo suficiente para o passeio de trem até Morretes, uma viagem cênica pela Serra do Mar.


Jardim Botânico. Foto de Marcelo Harassen do Ó na Unsplash

São Paulo (SP)

Feriado é o melhor momento para curtir a capital paulista, já que ela fica mais vazia e o trânsito menos feroz. Nesses dias as corridas de carro são mais baratas e o metrô tem menos tumulto. Na Avenida Paulista (uma ótima opção de local para se hospedar próximo), a cidade oferece uma vida cultural intensa, museus renomados como o MASP, Japan House, Itaú cultural, e o Instituto Moreira Sales. E se você tem crianças, pode visitar o Aquário, Museu Catavento, Parque da Mônica, Zoológico, ZooSafári, e o Museu do futebol. Na gastronomia, São Paulo dispõe de muitos restaurantes premiados e uma vida noturna animada para todos os gostos e bolsos. Vale a pena experimentar os deliciosos pratos do Maní, Arturito, A Casa do Porco, A Figueira Rubaiyat, D.O.M., Mocotó, Terraço Itália, dentre muitos outros. Mas também há diversas opções mais em conta, como por exemplo as iguarias do Mercado Municipal de São Paulo.

Vista noturna de São Paulo. Créditos: Embratur

Ouro Preto e outras cidades coloniais (MG)

Para amantes da história, uma viagem para Ouro Preto e outras cidades históricas de Minas Gerais, como Mariana, Tiradentes e São João del-Rei, é um mergulho no período do Brasil colonial. Em Ouro Preto, você pode visitar as igrejas barrocas, como São Francisco de Assis, e os museus que contam a história da Inconfidência Mineira. Em Mariana, existe o passeio de trem turístico e a Praça Minas Gerais. Tiradentes, encanta com seu centrinho charmoso, ótima gastronomia e igrejas imponentes. Já São João del-Rei se destaca pelos casarões coloniais e pelo passeio de Maria Fumaça. O charme dessas cidades está ao caminhar pelas ladeiras de pedra, explorar os diversos casarões preservados, andar de charrete e aproveitar a deliciosa culinária mineira.


Tiradentes- MG. Foto de Nathalia Segato na Unsplash

Foz do Iguaçu (PR)

Se você quer ter uma viagem marcada por paisagens impressionantes e experiências únicas, este é o lugar certo. O principal destaque são as Cataratas do Iguaçu, um espetáculo que pode ser explorado por trilhas e passeios de barco, como o passeio Macuco Safári. Dependendo da estação do ano, o volume das quedas de água varia, mas a beleza natural é admirável qualquer época do ano, o que torna a cidade um destino curinga para os feriados. No Parque das Aves, é possível conhecer espécies exóticas e até interagir com a fauna local. A Usina de Itaipu, uma das maiores hidrelétricas do mundo, oferece visitas guiadas fascinantes com muita informação. Se você gosta também de comprinhas e cultura, vale a pena atravessar a fronteira até Ciudad del Este, no Paraguai, e Puerto Iguazú, na Argentina, garantir um eletrônico e um vinho com preços atrativos. Para a noite, o Marco das Três Fronteiras proporciona um belo pôr do sol com apresentações culturais.

Parque das Aves. Créditos: Secretaria Municipal de Foz do Iguaçu

Destinos Internacionais

Os países vizinhos da América do Sul possuem boas opções de destinos para feriadões, uma vez que podemos chegar de avião em poucas horas. Buenos Aires possui diversidade de voos e bons preços de passagens, ótimo para assistir um show de tango e degustar “parrillas”. Também na Argentina, em Mendoza, há vinícolas e belas paisagens da Cordilheira dos Andes. Em Montevidéu é possível visitar as vinícolas nos arredores e associar com um passeio na Colonia del Sacramento, uma cidadezinha charmosa e romântica. Outro destino bacana para poucos dias é Cartagena, uma cidade histórica colombiana, próxima a praias caribenhas e com muita cultura.


Caminito – Buenos Aires. Foto de Barbara Zandoval na Unsplash

 

Foto de Ondrej Bocek na Unsplash